PROGRAMA DE INICIAÇÃO MUSICAL

O Programa de Iniciação Musical (PIM) do Departamento de Música da UFOP reúne uma série de ações extensionistas cuja finalidade maior é oferecer educação musical a crianças, jovens e adultos da comunidade ouro-pretana.  Através de projetos, cursos e grupos musicais, os elementos da linguagem musical são vivenciados de maneira a possibilitar acesso a essa forma cultural. Para isso, os projetos vinculados ao PIM buscam ampliar a experiencia das pessoas diversificando os meios de expressão musical e ampliando os espaços de formação cultural. O PIM conta, atualmente, com as seguintes ações:

CURSO LIVRE DE INICIAÇÃO MUSICAL


Aulas de musicalização, teclado, percussão e violão para jovens e adultos. As aulas acontecem no Departamento de Música da UFOP.
Coordenação: prof. Victor Melo Vale


CURSO DE INICIAÇÃO MUSICAL NA BANDA


Aulas de musicalização e de instrumentos de sopro em bandas da região de Ouro Preto.
Coordenação: prof. Bernardo Vescovi Fabris


EDUCAÇÃO VOCAL: TÉCNICA E CANTO


Aulas de técnica vocal visando oferecer iniciação à voz cantada e a formação de corais infantis e de adultos. As aulas acontecem tanto no Departamento de Música da UFOP como em outros espaços da cidade de Ouro Preto, como os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS)
Coordenação: Profa. Patrícia Cardoso Chaves Pereira


MARACATU


Oficinas voltadas para a aprendizagem dos ritmos, da dança e das toadas do Maracatu Nação Estrela Brilhante, do Recife. O projeto busca uma interação entre comunidade e Universidade através da prática do Maracatu e de outras manifestações da cultura popular.
Coordenação: prof. Guilherme Paoliello


GRUPO DE ESTUDOS EM MÚSICA CONTEMPORÂNEA


Encontros para leituras, análises musicais, ensaios e apresentações em torno da música contemporânea de vanguarda dos séculos XX e XXI.
Coordenação: prof. Guilherme Paoliello