GRANDES GRUPOS INSTRUMENTAIS DO DEMUS

Nos últimos anos, o Departamento de Música da UFOP tem assistido a um crescimento exponencial de suas práticas musicais. A heterogeneidade destas atividades dá base para o desenvolvimento de todo um contingente de gêneros e estilos musicais, que, um a um, encontram seus adeptos e delimitam seu terreno e atuação. A multifacetada experiência musical vivida no DEMUS encontra consonância com uma universidade cada vez mais plural e diversa. Foi pensando neste quadro e na tentativa de institucionalizar os grupos musicais em atividade no departamento, que foi criado, no ano de 2014, o programa de extensão “Grandes Grupos Instrumentais do DEMUS”.

Atualmente, sete projetos vinculam-se a este programa. São eles: Quarteto de Violões da UFOP (Coordenador: Prof. Victor Vale), Pedra Sabão Orquestra (Coordenador: Prof. Tabajara Belo), “Chora, Cecília!” (Coordenador: Prof. Tabajara Belo), Quarteto de Saxofones (Coordenador: Prof. Bernardo Fabris), Conjunto de Flautas (Coordenadora: Prof. Tereza Castro), Coral UFOP (Coordenador: Prof. Edésio Lara) e Big Band Ouro Preto (Coordenador: Prof. Érico Fonseca). Desde então, o programa tem respondido por dezenas de concertos e recitais realizados em importantes teatros, salas e espaços de Ouro Preto, Mariana, Belo Horizonte e Itabirito. Ao todo são mais de 40 alunos da graduação vinculados às atividades do programa. Esperamos que este número cresça nos próximos anos e que os grupos instrumentais e vocais do GGI-DEMUS se consolidem como um dos mais novos expoentes artísticos e culturais da cidade de Ouro Preto.