UFOP CONVIDA

Formado por Ana Paula Schmidt, Tiago Ellwanger, Luciano Gatelli e Camila Pacífico, os músicos do Quarteto Scheffel compartilharam prática de música de câmara em universidades norte-americanas e europeias, incluindo a participação no Leonard Sorkin International Institute of Chamber Music. Seus integrantes participaram de festivais internacionais de renome como Verbier Festival, Interharmony Festival, e Schleswig-Holstein Musik Festival. Além disso, receberam masterclasses de renomados cameristas tais como Fine Arts Quartet, Mendelssohn Quartet, Antônio Meneses, Dimitri Berlinsky, Schmuel Ashkenasi, Yuri Gandelsman, Marcio Carneiro, entre outros. Parceiros de música de câmara em diversas formações há mais de 20 anos, o Quarteto Scheffel foi fundado no ano de 2016 e com seu nome homenageia o pintor gaúcho Ernesto Frederico Scheffel (1927 – 2015). O grupo surgiu tanto pela paixão de seus artistas pela música de câmara como pela forte amizade entre seus músicos. Seus integrantes receberam premiações no Brasil, Estados Unidos, França, Suíça e Alemanha, e se apresentaram pelas Américas, Europa e Ásia. Foram membros de diversas orquestras brasileiras, norte-americanas, francesas e suíças, e atualmente seus integrantes são músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Neste programa, o quarteto contará com a participação especial do pianista Gabriel Coelho, professor da Universidade do Estado do Amazonas.

O pianista Gabriel Neves Coelho participa do UFOP Convida

UFOP Convida

BIOGRAFIAS

Professor adjunto na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus, o pianista Gabriel Neves Coelho vem atuando com frequência como recitalista e camerista, com concertos recentes no Brasil, EUA e Alemanha.  Dedica especial interesse ao repertório para cordas e piano, colaborando com o violinista Tiago Ellwanger desde 2008. Já foi solista ao lado dos maestros Isaac Karabtchevsky e Júlio Medaglia. Cursou Doutorado na Universidade do Oregon (EUA) sob orientação de Alexandre Dossin. É graduado em Música pela UFRGS e Mestre em Piano Performance pela Universidade de Wisconsin, onde estudou com Cristina Capparelli e Judit Jaimes, respectivamente.